Aprenda como financiar um carro de um leilão de maneira simples!

Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas possuem o sonho de ter um carro, mas para isso é necessário realizar um financiamento, então saiba que uma ótima opção para conseguir algo mais em conta são os leilões.

Publicidade

Se você não sabe como realizar um financiamento de um carro leiloado, não se preocupe, pois nós escrevemos um texto para você aprender tudo! Confira:

Como participar de um leilão de carros?

Foto/Reprodução: Pixabay
Foto/ Reprodução: Pixabay

Primeiramente, é importante que você saiba como participar de um leilão de veículos, que é algo relativamente fácil. É sempre indicado que você leia o edital do leilão, a fim de ter conhecimento sobre os veículos que estarão disponíveis, suas características, valor mínimo de lance, dentre outras informações. Além disso, também é importante essa leitura para acessar informações sobre o leilão em si, como data, local e horário que irá acontecer.

No caso de leilões presenciais, você deverá se dirigir até o local do leilão no dia e horário marcados e lá você poderá ver todos os veículos antes do leilão em si, e analisá-los de maneira visual. Caso você não tenha muita experiência com veículos, é indicado que você vá acompanhado de um mecânico de sua confiança.

Nesse tipo de leilão, os veículos encontram-se todos no mesmo local, geralmente um pátio, onde o leiloeiro agrupa todos os veículos de maneira que fique acessível para todos terem acesso. 

Além disso, você também poderá ter acesso ao edital no próprio local do leilão, ele contém todas as informações necessárias sobre os lotes. Os carros também contém uma cartilha, que geralmente fica em seu para-brisa, onde são informados todos os detalhes sobre aquele veículo em específico.

O leilão inicia com um lance dado por um dos possíveis compradores, e a partir desse momento, o leiloeiro dá continuidade às ofertas de lances. Assim, quem der o maior lance, desde que esteja dentro do valor mínimo pedido pelo veículo, será seu comprador final, que irá arrematar o lote, que nesse caso, seria o carro.

Após esse processo, algum membro da equipe irá até você, para dar todas as informações sobre os próximos passos a serem seguidos.

No entanto, no momento atual os leilões passaram a ser realizados de forma online, então o processo muda um pouco, mas ainda assim segue os mesmos moldes de um leilão convencional.

Neste caso, os leilões acontecem através de sites na internet. Você ainda deve ler o edital para saber o site, dia, hora e outras informações importantes sobre o leilão e também sobre o veículo. Mas nesse caso, cada leilão diz respeito a um único veículo, não sendo igual ao leilão presencial, onde todos os lotes são oferecidos no mesmo leilão.

Você deverá se fazer presente no dia e horário indicados, e então ocorrerá da mesma maneira, o responsável pelo maior lance arremata o veículo.

Aprenda como descobrir se o leilão é seguro

Existem alguns cuidados que você pode e deve tomar para ter certeza que o site em que o leilão ocorrerá é de fato seguro. Você deverá se atentar principalmente a questões como o edital, as informações como o endereço e o CNPJ da empresa apresentados no site e ao nome do leiloeiro. Em seguida apresentaremos algumas dicas para que você compre em leilões online de maneira segura.

Como financiar um carro de leilão

Uma das principais questões que pessoas que desejam comprar carros em leilões enfrentam é a falta de possibilidade de pagamento. No geral, itens arrematados em leilões e as taxas incluídas nessa compra devem ser pagos à vista, num prazo de até sete dias.

No entanto, é possível pedir financiamento para fazer esse pagamento e neste caso, você precisará entrar em contato com seu banco ou instituição financeira, ambos fazem o financiamento para o cliente e pagam o valor à vista para a parte interessada.

Uma vez que seu financiamento for autorizado pelo banco, o leiloeiro deverá transferir os documentos do veículo para você, e então o banco ou financeira depositará o dinheiro automaticamente para a conta do leiloeiro.

No entanto, pode não ser tão simples conseguir esse tipo de financiamento, pois ele não é autorizado para carros antigos, em geral eles podem ter até, no máximo, 15 anos, mas alguns bancos ainda podem exigir o máximo de 10 anos.

Além disso, o carro também não pode ter sofrido com colisões ou acidentes que tenham o danificado num geral.

Também se exige que todas as documentações do veículo estejam corretas e em dia. Ele não pode ter multas pendentes nem débitos de IPVA.

Além disso, você precisará ter um bom “score”, fazer movimentações bancárias com uma certa periodicidade, ter meios de comprovar sua renda e, de preferência, ter um bom relacionamento com seu gerente de banco.

Algumas instituições que oferecem esse tipo de financiamento são os bancos Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. Já as financeiras mais conhecidas são a BV Financeira e Omni.

Dicas para comprar de maneira segura

Encontre um site confiável

Pesquise muito sobre o site em que o leilão acontecerá. O site é a ferramenta que servirá como mediador entre o comprador e o veículo que ele deseja arrematar.

Uma dica importante é evitar sites que seus links terminam apenas com “.com”. Além disso, também é válido você prestar atenção se o site possui certificado SSL, ou seja, aquele cadeado que fica localizado ao lado do endereço do site.

Verifique os dados da empresa

Para ter certeza que o leilão que você está interessado não é frio, uma das primeiras coisas que você deverá fazer é buscar no site as informações sobre a empresa do leiloeiro que é responsável por esse leilão em específico.

Num geral, golpistas inventam endereços falsos para suas empresas. Então é importante que você confira o CNPJ fornecido no site, se o endereço físico da operadora de leilão é real e quais os leiloeiros que trabalham para a operadora.

Investigue o Leiloeiro

Uma das principais questões que você deve verificar é se o leiloeiro é registrado na Junta Comercial do seu estado, pesquisando seu nome completo no site da própria Junta Comercial.

Apenas leiloeiros cadastrados na Junta Comercial têm autorização para exercer essa função.

Cuide com o pagamentos de taxas e comissões

Tome cuidado com sites que solicitam que pagamentos de comissões, taxas e outras cobranças sejam feitas em contas de terceiros.

Sempre realize pagamentos unicamente na conta do leiloeiro oficial, que é cadastrado na Junta Comercial.

Fique atento aos valores

Tome cuidado se o valor mínimo pedido pelo carro não for muito baixo. Por mais que leilões ofereçam condições melhores de compra, valores abaixo de 50% do valor de mercado do veículo não são comuns. Se o valor for muito baixo, desconfie.

Agora que você já aprendeu como financiar um carro de maneira simples, pode ser que queira ficar por dentro das principais dicas para não cair em fraudes em leilões online, clique aqui para acessar o nosso texto!

Últimos Artigos
Uncategorized

Como solicitar o cartão Banco Inter

Nessa matéria você vai entender mais sobre o cartão do banco Inter, vantagens e como fazer a sua solicitação.

Procurando Cartão…

0

ABRA SUA CONTA NO SANTANDER
Abra sua conta + cartão de crédito e aproveite todos benefícios do Santander.
Tarifa zero no pacote de serviços e benefícios exclusivos.
CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E ABRA SUA CONTA👇🏻