Conheça as 8 melhores dicas para você descobrir se o site do leilão é seguro!

Publicidade
Publicidade

É realmente complicado se aventurar no mundo de leilões online, principalmente por conta das fraudes que estão cada vez mais crescentes nesse meio. Contudo, durante a pandemia nós não temos outra opção sem ser usar esses leilões, mas nem sempre conseguimos uma boa compra e podemos acabar perdendo o nosso dinheiro.

Pensando nisso, fizemos uma matéria especial para você, que quer comprar em um leilão mas não quer ser passado para trás. Confira alguns tópicos essenciais para verificar se um site de leilão é seguro!

Publicidade

Conheça as principais dicas para saber se o site do leilão é seguro!

Foto/ Reprodução: Pixabay
Foto/Reprodução: PixaBay

1- Confira se o endereço do site é verdadeiro

Na maioria das vezes, os sites mais confiáveis compram um domínio do seu link, evitando fraudes e processos falsos com o seu nome e imagem. Dessa forma, é sempre importante conferir se o endereço do site é verdadeiro.

Para saber se um site é seguro, você pode verificar se ele te apresenta uma conexão segura, se não tem anúncios diferentes do tema do site e fazendo uma pesquisa pela plataforma WhoIs.

2- Veja se o nome da marca está correto com o que ela posta

Em alguns momentos acabamos levando em consideração apenas a nossa memória fotográfica, e nos atentamos mais às cores do que a forma correta de escrever. Por isso, é importante verificar a grafia do nome antes de realizar um lance.

Muitas vezes os sites fraudulentos mudam uma letra na logo ou no domínio do site e você nem percebe, pois as cores são as mesmas e, no fim, seu dinheiro acaba indo pelo ralo.

3- Confira se o site possui um selo

Os leilões se modernizaram muito nos últimos anos e, junto com eles, veio também as fraudes e os golpes em sites online. Por isso a ALEIBRAS (Associação da Leiloaria Oficial do Brasil) criou um selo que aparece em todos os sites para oficializar que ele é seguro.

Para facilitar um pouco a sua vida, você pode entrar nesse link, que te direciona diretamente para uma lista com todos os sites seguros e oficiais de leilões.

4- Verifique a reputação

Atualmente, se a empresa não está no Reclame Aqui, seja com uma avaliação boa ou ruim, é muito provável que ela não exista ou seja fraudulenta. Por isso, recomendamos que você faça uma pesquisa minuciosa na internet antes de investir o seu dinheiro.

Na maioria das vezes, existem sites específicos com avaliações e comentários de outros usuários contando a sua experiência com aquele site ou empresa, então se atente a esses detalhes antes de partir para os lances.

5- Veja se o pagamento é coerente

Nenhuma, mas absolutamente, NENHUMA leiloeira irá te pedir um pagamento prévio antes de você dar um lance por um item. Se qualquer site ou empresa pedir dinheiro antecipado, corra longe.

Obviamente, como é um leilão, todos os itens precisam passar por uma disputa de lances antes de serem comprados por quem oferecer o valor mais alto. Somente depois da confirmação da venda é que será solicitado os seus dados para cobrança.

6- Verifique se o leilão possui um edital

O leilão nada mais é do que uma forma de licitação, dessa forma tudo o que um participante precisará saber deve estar descrito em um edital extremamente minucioso, que deve conter informações sobre pagamento, formas de lances, participação, entre diversas outras coisas.

Contudo, muitas vezes acontece a divulgação de falsos editais, então leia tudo atentamente, compare as informações do edital com as informações do site e veja se está tudo de acordo com o oferecido.

7- Questione e não fique com dúvidas

Um leilão não deixa de ser uma compra e, por isso, você como comprador tem direito a saber tudo sobre o produto que está comprando, exigir mais fotos e, até mesmo, questionar o vendedor sobre a qualidade do produto oferecido (tudo dentro das limitações de um leilão, por isso se informe antes).

O melhor é verificar se a empresa oferece um canal de atendimento e se eles estão dispostos a responder às suas dúvidas. Caso você perceba que o atendente é meio esquivo ou não sabe responder sobre o produto, caia fora que é golpe.

8- Faça uma pesquisa sobre sites falsos

Essa dica une um pouco de duas coisas que já te falamos antes, que é a pesquisa sobre a reputação de um site atrelada a pesquisa de sites confiáveis oferecida pela ALEIBRAS. Essa união com certeza vai fazer com que você verifique se um site é falso ou não.

Depois de seguir todas as dicas que te passamos, você com certeza vai achar o melhor site para comprar um produto, um móvel ou até mesmo um carro!

Quais são as fraudes mais comuns?

Caso você ainda não se sinta seguro apenas com as dicas para identificar os sites falsos, vamos te informar quais são as fraudes mais comuns dentro desse meio, para que a identificação seja mais fácil.

Pagamento adiantado

Como citamos anteriormente, em hipótese alguma um site ou uma empresa irá te pedir um pagamento adiantado em leilão, visto que é necessário um período de tempo onde os concorrentes ficam dando lances antes do produto ser vendido.

Essa é a forma mais comum de fraude, pois quando a pessoa se der conta de que foi golpeada, o site provavelmente já nem irá mais existir e o enganador já estará com o dinheiro em mãos, por isso sempre pesquise!

Entrega de produtos falsos

Esse também é um meio muito comum de passar a perna nos compradores e não estamos falando apenas de imóveis ou eletrônicos, mas principalmente de carros e motos. Muitas vezes, são entregues veículos clonados ou com multas em aberto, para que você tenha que arcar com um prejuízo gigantesco.

Acaba que você precisará gastar muito mais com a regularização do veículo ou com a devolução do mesmo do que se tivesse comprado um novo ou semi novo em revendedora autorizada.

Agora que você já sabe quais são os golpes mais comuns e também sabe como identificar um site seguro para leilão, sugerimos que você procure um site que se identifique, separe um dinheiro e parta para as compras. Você também pode gostar do nosso texto sobre como comprar uma moto em um leilão!

Últimos Artigos

Procurando Cartão…

0

Você foi selecionada(o) para ver 7 cartões sem anuidade!

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E VEJA OS CARTÕES 👇🏻