Conheça as melhores dicas para você comprar um carro em um leilão!

Publicidade
Publicidade

Durante a pandemia, diversas pessoas estão optando por compras online para não terem que sair de casa e se expor ao vírus e, também, por ser uma maneira mais barata de encontrar os produtos.

Uma das formas de comprar online é através de leilões, onde será necessário dar lances até conseguir arrematar o item desejado. Um dos itens que você pode comprar em leilões é um carro semi novo e, por isso, iremos te dar algumas dicas para que você consiga escolher o melhor carro e sem ser passado para trás!

Fique por dentro das melhores dicas para você comprar o seu carro em um leilão!

Foto/Reprodução: Pixabay
Foto/Reprodução: PixaBay

1- Carros de leilão não tem garantia de fábrica

É bastante óbvio que, por você estar comprando um carro semi novo e que já está em uso há algum tempo, o veículo não terá uma garantia de fábrica por qualquer problema ocasional que venha a ocorrer.

Os veículos de leilões são isentos por leis de qualquer garantia, mesmo a do consumidor de três meses, por isso recomendamos que você visite o veículo, se possível, antes de dar um lance e veja quais são as condições.

O que você pode fazer ao adquirir o veículo é optar por um seguro de automóvel com alguma instituição financeira. Dessa forma, você paga um valor mensal e fica amparado em caso de qualquer problema.

2- Não compre carros de outros estados

No caso de compras de veículos, que são muito importantes, evite comprar carros sem ter visto como está o estado do veículo e sem avaliar quais são os gastos para ter que buscá-lo em outro estado.

Geralmente, demoram alguns dias até que saia o CRLV, visto que só é entregue mediante apresentação da nota, então além de ter que pagar o deslocamento de ida e volta até o local, você ainda precisará arcar com guincho para remoção do veículo, além dos documentos e também o pagamento do carro. Será que vale a pena gastar tudo isso?

3- Veja o veículo pessoalmente e leve um mecânico

Por isso, comprar veículos do seu estado é tão importante, pois você consegue avaliar como estão as condições e, ainda, levar um mecânico que realmente entenda do assunto para avaliar os problemas.

Muitas vezes acabamos comprando algo no impulso por ser mais barato e acabamos gastando muito mais resolvendo os problemas do que se tivéssemos comprado um carro novo. Então avalie os prós e contras e não se precipite.

4- Leia o edital do leilão

Como o leilão é um processo licenciado, ele precisa ter um edital antes de começar a receber lances. Esse edital sempre é liberado com antecedência, então você consegue ler tudo com bastante calma e prestar atenção em todas as cláusulas.

No edital, terá tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento do leilão, se tem alguma taxa paga para o leiloeiro, se o carro vem com alguma multa pendente ou se precisa pagar o deslocamento. Absolutamente tudo está descrito no edital.

5- Estabeleça um valor máximo e não se frustre

Se você quer pagar barato por um carro, você não pode ficar dando lances loucos que vão te fazer gastar muito mais do que se tivesse comprado um carro novo. Por isso, estabeleça um valor máximo que seria aceitável gastar com o automóvel e que está dentro do seu orçamento e pare quando atingir o limite.

Além disso, não se frustre se você não conseguir comprar um automóvel no primeiro leilão que participar. Muitas pessoas passam meses acompanhando antes de encontrar um que realmente valha a pena e esteja em condições e com bom preço. Tudo tem sua hora!

6- Só dê lances se você tem intenção de comprar

Não entre em um leilão pensando que é uma bobagem e que qualquer um pode brincar de aumentar o valor. Em leilões públicos, é impossível cancelar a sua aposta, então se você arrematar o veículo, terá que pagar por ele.

No caso de não querer o veículo, é preciso pagar diversas taxas para o leiloeiro e com a prestação de serviços que vão doer tanto no seu bolso que você verá que leilões são um negócio sério e correto.

7- Fique atento às taxas e se prepare para o dia da retirada

Como citamos anteriormente, é importante ler com atenção o edital para conseguir ver quais são as taxas cobradas por parte do leiloeiro, da transferência do veículo, do transportes e até mesmo multas, por isso fique atento.

O dia da retirada é tão importante quanto o leilão em si, pois conta com mais uma parcela de gastos. Às vezes os carros estão sem bateria, sem gasolina ou com problemas de mecânica (tudo explicado previamente pelo leiloeiro) e você precisa arcar com um guincho ou reboque para retirar o carro do local.

Para piorar, caso você atrase o dia da retirada, ainda terá que pagar o valor do aluguel do pátio onde o carro está armazenado e é mais um dinheiro indo embora.

8- Escolha o leilão certo

Os leilões podem ser oferecidos por judiciais, seguradoras, financiadores ou frotistas e você deve correr imediatamente dos leilões oferecidos pelos dois primeiros. Na maioria das vezes, os leilões judiciais estão associados a processos e por isso você pode acabar trancado pelo dono do automóvel; já os veículos de seguradoras tem sinistros e são difíceis de regularizar os seus documentos.

Além disso, os carros de seguradoras são geralmente bem cuidados por serem de pessoas que não puderam pagar o financiamento e aí devolveram o carro para o banco enquanto os de frotistas são de locadoras. Dessa forma, eles são opções bem melhores e com menos problemas.

Comprar em leilão vale a pena?

Essa é uma questão bastante pessoal e apenas você conseguirá colocar na balança os prós e os contras. Contudo, na maioria das vezes vale a pena sim comprar um veículo de leilão, pois geralmente estão com poucos problemas para resolver, em boas condições e com um valor muito inferior ao que seria comum pagar.

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher os melhores leilões de automóveis, o que cuidar na hora de procurar um carro e sempre estar atento, você já está pronto para ir a um leilão e dar o seu primeiro lance!

Você também pode gostar de conferir o nosso artigo que dá dicas de como encontrar um leilão online seguro, clique aqui e fique por dentro!

Últimos Artigos

Procurando Cartão…

0