Descubra como consultar o saldo da sua Nota Fiscal!

Publicidade
Publicidade

A cada dia que passa as pessoas estão comprando mais e mais produtos, porém, no momento de sua compra, o cliente recebe a sua nota fiscal, confirmando o pagamento da devida quantia sobre o produto ou serviço.

Mas você sabe o que é uma nota fiscal e como consultá-la?

Publicidade
Acompanha este artigo que iremos explicar tudo que você precisa saber sobre a emissão, consulta e até mesmo nomeação em notas fiscais.
Lembrando que sempre que possível, certifique-se de que você a recebeu de forma adequada. Confere aí, o que sabemos sobre notas fiscais.

Np

Npa
Ng
Nc

Como que funciona a Nota Fiscal 

A nota fiscal funciona basicamente como um recebido de transações de venda de serviços ou produtos entre empresas ou entre empresas e pessoas físicas. 

Na sua essência, ela documenta os valores presentes nessas operações e deve ser emitida em todas as ocasiões.

Qual a importância desse documento? 

Como falado anteriormente, a nota fiscal documenta o valor retido nas transações e por isso tem um papel fundamental na questão contábil de empresas e pessoas.
Além disso, dentro de cada documento encontra-se a relação de impostos incididos sobre cada produto e serviço e por isso, é importante que se tenha um controle das emissões e recebimentos, para que se possam ter os documentos necessários para prestação de contas futuras.
Vale ressaltar que quem nega ou deixa de favorecer documentos fiscais está sujeito a penalidades graves.

Vantagens de ter o nome na Nota Fiscal 

As notas fiscais documentam os valores que gastamos e recebemos, ou seja, ela registra como está nossa participação no mercado? Exatamente!

O termo “CPF na nota” se tornou famoso nos últimos anos graças a uma iniciativa dos governos estaduais para se ter um controle maior sobre o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e a combater a sonegação de impostos. 

Dentre isso, existe uma série de vantagens que se pode obter por usar essa modalidade.

Alguns estados possuem em seu programa a possibilidade de gerar um abatimento de até 10% no IPVA em relação ao número de notas fiscais acumuladas. 

Junto a isso, alguns lugares possuem a possibilidade de resgate de créditos acumulados a cada seis meses através do uso das notas fiscais com o nome.

É importante destacar que antes mesmo desses programas estaduais, a utilidade de ter o nome associado a notas fiscais ajudava a obter um score maior no Serasa o que incide diretamente nas concessões de crédito de grandes agências.

No âmbito empresarial, ter o seu CNPJ atrelado a notas fiscais ajuda a manter a boa imagem de uma empresa presente e ativa no mercado, o que favorece em negociações futuras. Porém, existem mais aspectos positivos sobre as notas fiscais.

Como consultar a Nota Fiscal 

Como falamos, existem uma série de programas estaduais que trabalham esse controle do ICMS e cada um possui a sua forma de acesso aos cadastros. Os estados que mais se destacam nesses quesitos são o Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Os sites variam, mas a forma de acesso e cadastro é bem simples. Basta pesquisar os termos “nota gaúcha”, “nota paulista” e “nota carioca”, por exemplo, que você já encontra.

Viu como é fácil? Agora para te ajudar, nós separamos alguns textos que explicam como funcionam as notas fiscais nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, não deixe de conferir clicando nos botões abaixo.

Prêmios que você pode ganhar por conta do documento 

Assim como existe a possibilidade de descontos no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e a possibilidade de resgates de valores referentes a crédito acumulados através das notas, alguns estados possuem bonificações para os adeptos do programa.

Mensalmente são realizados sorteios através da Loteria Federal para aqueles que acumularam pontos de acordo com as notas adquiridas. Os prêmios variam de estado para estado, porém tem lugares que os prêmios chegam a mais de um milhão de reais. Além disso, quanto mais vezes você põe o seu nome na nota, mais chances têm de ser sorteado.
Vale mencionar que não é somente as pessoas físicas que acabam ganhando benefícios. Dependendo do lugar, ao se cadastrar no programa estadual, você pode selecionar instituições para receberem através de repasses do governo, valores periódicos.
Geralmente são entidades filantrópicas de ajuda local que na maioria das vezes dependem exclusivamente de doações. 

Além disso, empresas também podem ser contempladas com premiações, porém, o acúmulo de créditos que possibilitam o ingresso nos sorteios é maior. Porém, como posso saber o saldo da minha nota fiscal?

Últimos Artigos

Procurando Cartão…

0

Você foi selecionada(o) para ver 7 cartões sem anuidade!

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E VEJA OS CARTÕES 👇🏻