Nota Fiscal do Paraná: Como consultar o seu saldo

Publicidade
Publicidade
Quando você vai a um supermercado, farmácia ou outro tipo de estabelecimento comercial, provavelmente já ouviu a pergunta “CPF na nota?”.
Nem todo mundo sabe exatamente porquê esse dado é pedido e existem muitas confusões sobre isso, mas nós vamos te ajudar a entender um pouco melhor isso.
Falando especificamente sobre o Nota Paraná, vamos entender qual é o intuito destes programas, um pouco mais especificamente sobre os benefícios que pode obter participando deste programa e o que você precisa fazer para participar.
O Nota Paraná é um programa que auxilia o governo do estado do Paraná no controle e combate da sonegação de impostos de empresas. Mas como isso funciona?
Quando você realiza compras em estabelecimentos comerciais, sejam eles físicos ou online, você deve receber uma nota fiscal, que comprova essa compra e destina parte do dinheiro da venda para impostos, que serão distribuídos pelo Governo Estadual para as áreas de saúde, educação e segurança, por exemplo.
Mas, muitas vezes o estado não consegue fiscalizar com precisão a maioria dos estabelecimentos e por isso criou-se essa estratégia que proporciona alguns benefícios aos clientes, para que eles exijam a emissão de notas fiscais e assim contribuam com a fiscalização.
Além de contar com a contribuição dos cidadãos, o programa Nota Paraná também conta com a colaboração de entidades sociais, que recebem uma bonificação por estarem auxiliando o Governo no combate à sonegação de impostos.

Quais são os benefícios de emiti-la? 

No entanto os cidadãos que se cadastram neste programa não realizam essa fiscalização de graça, na verdade o programa Nota Paraná desenvolveu uma estratégia para convencer os cidadãos a se cadastrarem neste programa.
Quando você realiza o seu cadastro passa a ter alguns benefícios, incluindo um retorno financeiro de parte do valor que foi gasto em impostos.

Ou seja, toda vez que você realiza compras em supermercados, postos de gasolina, farmácias entre outros, e coloca o número do seu CPF na nota fiscal, você acumula créditos no programa que podem ser transferidos para a sua conta bancária.

Foto/Reprodução: Pixabay
Foto/Reprodução: PixaBay

Além disso, os participantes deste programa ainda participam de sorteios que dão prêmios em dinheiro para quem está cadastrado no programa. Então, os principais benefícios de participar do programa Nota Para, são:

  • Acúmulo de créditos;
  • Participação em sorteios mensais concorrendo a prêmios em dinheiro;
  • Desconto no IPVA.

Mas, para ter acesso a estes benefícios, antes de qualquer coisa, você precisa realizar o seu cadastro no programa!

Como fazer para emitir a nota fiscal do Paraná? 

Se você é um cidadão paranaense, ou se mudou para o estado, e ficou interessado nos benefícios apresentados anteriormente, que pode obter participando do programa Nota Paraná, é hora de aprender a se cadastrar!

Vá até o site oficial do Nota Paraná, clicando AQUI. No site você poderá consultar todas as condições para participar do programa, além de ter acesso a todas as informações e solução de dúvidas.

Você pode consultar como Consumidor, Entidade social, Lojista ou ainda Órgão Público. Em cada uma destas abas é possível encontrar informações focalizadas para cada tipo de público que busca se cadastrar no programa Nota Paraná.

Para se cadastrar como Consumidor você deve ir na aba silanizada desta forma, lá você irá encontrar, no canto esquerdo da tela, a opção “Cadastrar-se no programa Nota Paraná”. Selecione essa opção!

Na aba seguinte, você verá algumas informações fundamentais do programa, como por exemplo uma breve explicação do que é um programa e como ele funciona. Na parte inferior da página há a opção “Formulário”, que você deve selecionar para ir para a página de cadastro do Nota Paraná.

Então, na página seguinte você irá encontrar o formulário a ser preenchido pelos cidadãos que desejam se cadastrar no programa, para isso você deve fornecer algumas informações e dados pessoais, incluindo o número de documentos.

Primeiro é preciso preencher com o número de CPF, data de nascimento, seu nome completo e o nome completo da sua mãe. Sendo possível selecionar a alternativa “mãe desconhecida”, caso este seja o seu caso.

A seguir você deve preencher os dados do seu endereço, fornecendo o CEP de onde você mora.

E por último você deve fornecer o seu endereço de e-mail, lembrando que os contatos do programa serão feitos com você através do e-mail, por isso é importante cadastrar um endereço que seja usado com frequência, desse modo você não perde nada do que acontece!

Por fim, você precisa provar que não é um robô, escrevendo as letras e números que aparecem para você. Faça isso e avance.

Na etapa seguinte você deve cadastrar a senha, que servirá para realizar login na sua conta do Nota Paraná, cadastre uma senha que seja de fácil lembrança para você e em seguida. Feito isso , você já poderá realizar compras colocando o número do seu CPF na nota fiscal e participar de todos os benefícios do programa.

Como consultar seu saldo na Nota Fiscal do Paraná?

Caso você queira acessar e saber quanto possui de saldo na Nota Fiscal do Paraná, você vai precisar acessar esse site e preencher os seus dados de login, como no print abaixo.
Captura2Bde2Btela2B2021 04 092Ba25Cc2580S2B20.33.52
Dentro do site, clique na aba “minha conta-corrente” e lá serão exibidos o seu saldo e todos os lançamentos efetuados no seu CPF.

Quem pode realizar a emissão? 

O programa Nota Paraná é uma alternativa para todos os cidadãos que se interessam em contribuir com o combate à sonegação de impostos no estado do Paraná e receber benefícios por essa contribuição. Não há muitos pré-requisitos para participar neste programa. O mais importante é que você possua um CPF.

Além disso, vale ressaltar, que o programa de notas fiscais não possui ligação com controle de renda, por exemplo. Ou seja, para aqueles que acreditam que isso pode ter alguma interferência na sua declaração de imposto de renda, pode ficar tranquilo. Os órgãos responsáveis pelo programa Nota Paraná e Declaração de Imposto de Renda são diferentes!

Qual é o prazo para realizar a emissão da nota fiscal? 

Assim que você tiver completado o seu cadastro já é possível passar a cadastrar o seu CPF nas compras realizadas e contar com os benefícios.

No entanto, o processamento das notas pelo programa pode levar um tempo, variando de acordo com o tipo de nota fiscal. Isso significa que, caso você realize uma compra e coloque o seu CPF na nota fiscal, pode demorar até mesmo alguns dias para que esta nota esteja disponível para consulta na plataforma do Nota Paraná. Mas fique tranquilo, logo logo ela irá aparecer na plataforma!

Você sabia que outros estados possuem o mesmo programa? Não?! Então, clique aqui e conheça o Nota Fiscal Gaúcha para compartilhar com os seus amigos do Rio Grande do Sul!


Últimos Artigos

Procurando Cartão…

0