Nota Fiscal Gaúcha: Como consultar quantos pontos você tem!

Publicidade
Publicidade
Você já ouviu falar sobre os benefícios que pode ter por emitir as suas notas fiscais? Nós vamos te contar um pouco mais sobre isso.
É comum que nos caixas e supermercados, ou ao realizar uma compra pela internet, seja solicitado o número do seu CPF. Mas por que isso acontece? Vamos entender melhor!
Todas as vezes que nós realizamos alguma compra recebemos uma nota fiscal, mas muitas pessoas não sabem para que exatamente elas servem.
Publicidade



Estas notas fiscais são garantias de que o dinheiro que você acabou de utilizar chegará aos cofres públicos e em seguida destinado a saúde, educação e segurança, por exemplo.

O que é a nota fiscal Gaúcha? 

Quando você realiza compras em estabelecimentos comerciais como supermercado, é comum que o atendente pergunte se você deseja emitir o número do seu CPF na nota fiscal. Muitas pessoas não sabem exatamente para que serve e quais são as vantagens que isso pode incluir para os clientes.

Essa estratégia faz parte do programa Nota Fiscal Gaúcha, um programa do Estado do Rio Grande do Sul que foi criado em 2012, sendo uma parceria feita entre algumas entidades, que precisam de ajuda financeira, com o Governo estadual. 

Essas entidades recebem um abono pela emissão das notas fiscais, que servem como uma garantia de que o estabelecimento comercial está em dia com os seus impostos, isso é responsável por evitar a sonegação de impostos, mas não para por aí.

Além de contar com a colaboração destas entidades, que se beneficiam da sua participação nesse programa, os clientes também podem receber uma bonificação, assim o governo consegue convencer mais clientes a contribuir com essa estratégia.

Quais são os benefícios de emiti-la? 

Mas afinal de contas o que os clientes ganham por fornecer o número do CPF na hora de realizar as compras, abastecimento do carro, entre outras coisas, na emissão da nota fiscal? Que essa estratégia ajuda o governo estadual a manter um maior controle dos estabelecimentos que pagam ou não os impostos, você já sabe, mas o fato é que para a adesão de mais clientes a esse sistema precisou-se criar uma estratégia.

Os benefícios com que os clientes que se cadastram no programa Nota Fiscal Gaúcha incluem:

  • Desconto no IPVA;
  • Participação em sorteios mensais, concorrendo a prêmios em dinheiro.

Mas antes de pensar em todos os benefícios que pode ter com a emissão das notas fiscais, é importante realizar o cadastro.

Como fazer para emitir a nota fiscal Gaúcha? 

Foto/Reprodução: Pixabay
Foto/Reprodução: PixaBay

Se você ficou interessado e deseja contribuir com o estado do Rio Grande do Sul no combate à sonegação de impostos, você pode começar a emitir a nota fiscal gaúcha rapidamente. Para isso, o cliente precisa em um primeiro momento realizar o seu cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, através do site oficial do programa. 

No site Nota Fiscal Gaúcha você pode consultar algumas informações fundamentais sobre o programa. Você poderá consultar os detalhes do programa de acordo com a sua categoria (Cidadão, Empresa, Entidade ou Município). Para o caso dos cidadãos que desejam se cadastrar no programa basta clicar na opção “Cidadão” e “Cadastrar-se”, que deve aparecer logo abaixo.

Na página seguinte você deve fornecer o número do seu CPF e a data do seu nascimento. Não esqueça de clicar no botão para comprovar que não é um robô. Feito tudo isso, clique em “Cadastrar”.

Na etapa seguinte será solicitado o seu número de RG, é necessário informar o número deste documento também a fim de validar os seus dados no cadastro. Faça isso e em seguida clique na alternativa “Validar”.

Para finalizar o seu cadastro, você precisará preencher algumas outras informações pessoais e de contato, começando pelo seu endereço. Forneça o número do CEP de onde você reside.

Abaixo preencha com o seu número de telefone e em seguida com o seu endereço de e-mail. Será necessário criar, também, uma senha de acesso ao portal, lembre-se de cadastrar uma senha que você se recorde com facilidade!

No final você deve escrever uma frase de segurança, será essa frase cadastrada que indicará que o e-mail, ou outro tipo de contato, é oficial.

Para os amantes de futebol, no final é possível também cadastrar o seu time do coração, lembrando que há um ranking de times mais cadastrados no programa!Por fim é só clicar em “Salvar e indicar entidades”.

Na próxima etapa, os cidadãos que desejam se cadastrar no programa do Governo do Rio Grande do Sul devem indicar algumas entidades de diferentes áreas como Assistência social, Educação, Saúde e Defesa e Proteção dos Animais. Sendo possível pesquisar a entidade por município.

Após indicar as entidades que deseja, basta clicar em “Concluir”. Pronto o seu cadastro está finalizado, agora lembre-se de sempre incluir o número do seu CPF nas notas fiscais emitidas quando realiza compras.

Se você ganhar algum sorteio receberá um aviso através do seu e-mail, por isso fique atento às mensagens que receber e lembre-se sempre de conferir se estão incluídas nelas a frase de segurança que você cadastrou anteriormente.

Como consultar quantos pontos tenho na Nota Fiscal Gaúcha?

Se você quer saber o processo para saber quantos pontos tem, é super fácil, a cada real gasto você irá ganhar 1 ponto, podendo totalizar até 5000 pontos por mês.

Para consultar quantos pontos você tem, basta acessar o site da nota fiscal gaúcha, clicando aqui e, como no print abaixo, clicar em “acessar sua conta”, no canto superior esquerdo.

Captura2Bde2Btela2B2021 04 092Ba25Cc2580S2B20.28.29

Depois de fazer login, você poderá conferir quantos pontos já possui no seu CPF!

Quem pode realizar a emissão?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o programa de Nota Fiscal Gaúcha não realiza análises de renda, ou seja, quem usa esse programa não precisa se preocupar com questões envolvendo a declaração do imposto de renda.

Por conta disso, o programa Nota Fiscal Gaúcha é para qualquer cidadão que deseja contribuir com o combate à sonegação de impostos no Rio Grande do Sul e possua CPF.

Qual é o prazo para realizar a emissão da nota fiscal? 

Se você se cadastrou no programa Nota Fiscal Gaúcha, precisa saber um pouco mais sobre os prazos de emissão das suas notas fiscais, que ficam disponíveis na sua conta, na aba “Minhas Notas”. Abrindo nessa aba, você encontra todas as suas notas fiscais, sendo possível observar a data em que foi emitida.

Mas quanto tempo leva para que as suas notas fiscais entrem nesse sistema? Bom, isso depende um pouco de cada tipo de nota. No caso das notas eletrônicas o prazo é de 2 dias.

Mas no caso de cupons fiscais ou nota de venda ao consumidor, o prazo se estende até o fim do mês seguinte à sua emissão.

Você sabia que outros estados também oferecem esse tipo de programa? Se a sua resposta é não, então venha conhecer o programa de Nota Fiscal do Paraná!

Últimos Artigos

Procurando Cartão…

0