5 erros que te fazem gastar mais

Confira 5 erros que te fazem gastar mais, lendo o nosso texto abaixo!

Para ter uma vida financeira saudável, é importante manter suas finanças organizadas e estar atento a todos os seus gastos, identificando quanto você ganha e quanto você gasta e se consegue poupar dinheiro com facilidade.

Caso você esteja com dificuldade nessa área da sua vida, saiba que pequenos erros podem acabar prejudicando o seu orçamento sem que você perceba. Para isso, listamos abaixo alguns erros que você pode estar cometendo que podem causar um gasto excessivo. Confira:

Confira 5 erros que te fazem gastar mais

Imagem Destacada 640 X 360 Jpeg Post Financas Pessoais Prejuizos De Gastar Mais Do Que Se Ganha

Gastar sem planejar

Para ter controle sobre as finanças, o ideal é sair às compras com o planejamento de comprar apenas o que você realmente precisa, se atentando aos valores, que à primeira vista podem parecer pequenos, mas se somados fazem toda a diferença no bolso no final do mês.

Portanto, você deve evitar sair às compras sem planejamento algum, pois, assim, pode ser que você gaste mais do que o necessário e atrapalhe o orçamento mensal.

Abusar do cartão de crédito

Há vários usuários de cartões de crédito que o utilizam como forma de pagamento como se não houvesse amanhã, esquecendo que uma hora a conta chegará. Ao acumular compras no cartão de crédito, você pode acabar se endividando e não conseguirá pagar o valor total da fatura no mês seguinte.

Por isso, ao realizar compras com o cartão de crédito, é sempre importante lembrar que, apesar de não pagar à vista, você precisará arcar com os custos das compras em algum momento.

Não saber o quanto gasta

Uma das dicas mais básicas e importantes para organizar as finanças, é saber o quanto você ganha e o quanto você gasta. Se você não souber essa informação, não conseguirá cortar despesas desnecessárias para conseguir economizar.

Para isso, o ideal é ter uma planilha de custos e preenchê-la sempre que o dinheiro entrar ou sair da conta. Uma dica: atualmente, existem aplicativos que fazem esse trabalho para você.

Não ter uma reserva para emergências

Para se ter uma vida financeira saudável, é importante estar atento a todos os imprevistos da vida. Caso algo aconteça, você deve estar preparado com uma espécie de reserva de emergência, para não afetar suas finanças pessoais e acabar se endividando.

Dessa forma, o ideal é que você guarde dinheiro suficiente para se manter por alguns meses caso algo inesperado aconteça.

Não pagar a fatura do cartão

Quando se deixa de pagar a fatura do cartão de crédito ou se realiza somente o pagamento mínimo, comete-se um grande erro. Isso se dá, pois os juros para esse tipo de atraso costumam ser altos e, em pouco tempo, a dívida pode dobrar de tamanho.

Por isso, procure organizar suas finanças de modo que você consiga pagar o valor total da fatura todos os meses.

Saiba como manter suas finanças organizadas

O primeiro passo para manter suas finanças organizadas, é ter noção de quais são seus ganhos, gastos e dívidas, sendo a maneira mais rápida de descobrir a causa de um endividamento e estudar maneiras de cortar gastos e economizar.

Você também deverá definir seus objetivos financeiros, uma dica essencial para alcançar bons resultados. Desse modo, você contará com um caminho mais fácil para atingi-los.

Outra maneira de manter suas finanças organizadas, é monitorar seus gastos, sendo possível utilizar a tecnologia para isso, pois há diversos meios para realizar essa função, seja através de aplicativos de celular, planilha de gastos para computador, bloco de notas, entre outros.

Ter um fundo emergencial também é uma dica importante para lhe ajudar em caso de imprevistos, possibilitando que você passe por essas situações com mais tranquilidade e evite as dívidas.

Também é importante controlar o uso do cartão de crédito, pois, mesmo se tratando de um aliado dos consumidores hoje em dia, em muitos casos, ele pode afetar as finanças quando utilizados de forma descuidada.

Por fim, ao se ter uma boa organização das finanças, você acaba poupando mais dinheiro. Desse modo, saiba que você poderá multiplicar esses valores através de investimentos que têm boa rentabilidade a curto, médio ou longo prazo, contribuindo para uma vida financeira mais estável e promissora.

Últimos Artigos

Procurando Cartão…

0