loader image

Atendimento de bancos via whatsapp: Cuidados que você precisa tomar

Atendimento de bancos via whatsapp: Confira alguns cuidados que você precisa tomar!

Entrar em contato com o seu banco pode ser uma tarefa muito cansativa e estressante, visto que várias empresas possuem uma central de atendimento demorada e sem a quantidade de funcionários necessária para suportar a grande demanda de atendimentos. 

Pensando em melhorar e facilitar este atendimento, muitos bancos aproveitam a grande popularidade do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, para entrar em contato com os seus clientes e enviar promoções, realizar atendimentos, entre outros.

Publicidade

Porém, mesmo se tratando de um aplicativo muito conhecido e utilizado por milhões de pessoas, o WhatsApp possui suas falhas e, a partir dele, é possível cair em golpes aplicados por hackers que se passam pelo atendimento do seu banco e roubam os seus dados. 

Atendimento de bancos via WhatsApp: Cuidados que você precisa tomar

Cropped Post Whatsapp

Com o grande aumento de pessoas que utilizam cartões de crédito, é sempre importante ressaltar alguns cuidados a serem levados em conta, por isso o nosso texto de hoje se trata de um artigo informativo sobre os cuidados em atendimentos bancários via WhatsApp.

Muitas empresas acabam adicionando às suas centrais de atendimento a opção de conversas por WhatsApp, na grande maioria das vezes acompanhadas através de uma inteligência artificial que guiará o atendente por todo o processo de atendimento.

Dessa forma, diversos hackers encontraram uma maneira de roubar os dados de clientes através de contatos falsos em nome das empresas, entregando diversos benefícios extraordinários ou até mesmo realizando cobranças falsas para atrair os clientes mais desinformados.

Como identificar um golpe? 

Para que você não caia neste tipo de armadilha através do aplicativo de mensagens, é importante saber como funciona este tipo de golpe e como, normalmente, os hackers atuam através do aplicativo para fisgar as pessoas.

Clonagem de Whatsapp

O primeiro passo que os golpistas realizam é descobrir o número da pessoa, o que pode acontecer através dos dados dispostos em redes sociais que, se estiverem em modo público, poderão ser acessados por qualquer pessoa na internet. 

Para realizar a clonagem do número da pessoa e criar um WhatsApp novo, é necessário ter acesso ao código de verificação que é pedido em toda nova criação de conta, e é aí que os hackers entram em contato com o número afetado.

Após descobrirem o número da pessoa, os hackers criam uma conta falsa em nome da empresa em questão, no caso do nosso texto, uma conta falsa de uma empresa de cartão de crédito, podendo ser o que você já possui ou outro qualquer, e entram em contato.

Normalmente, as mensagens começam com um pedido para enviar o código que chegou via SMS no celular da pessoa, se tratando de algum tipo de atualização ou bônus que o usuário irá ganhar se enviar o código corretamente, mas na verdade será o código necessário para clonar a sua conta.

Muitas pessoas que não possuem experiência com este tipo de serviço acabam enviando para os golpistas o código, o que ocasiona, logo em seguida, a clonagem do seu número e a utilização do mesmo para golpes onde os hackers pedem dinheiro se passando por você.

Roubo de dados 

Outra forma que os golpistas utilizam para se beneficiar é através do roubo de dados das pessoas através de uma central de atendimento falsa do banco com quem você trabalha ou outro banco qualquer.

Os hackers criam um WhatsApp com as características do seu banco, ou de algum banco novo, e entram em contato informando novas promoções, atualizações, sorteios, entre outras várias maneiras de chamar a atenção.

O cliente se vislumbra com as possibilidades especiais que os golpistas enviam e aceita as propostas, e é neste momento que os hackers aproveitam para pedir os dados do seu cartão e realizam a clonagem. 

Com os seus dados coletados, os golpistas conseguem realizar compras em diversas lojas online em seu nome, trazendo grandes prejuízos e dores de cabeça, pois diversas pessoas não sabem nem como bloquear o cartão ou entrar em contato com a central de atendimento verdadeira.

Caí em um golpe, o que devo fazer agora? 

Caso você caia em algum tipo de golpe, como os que explicamos acima, é importante manter a calma e saber o que fazer para reverter o acontecimento ou evitar que haja muitos estragos e problemas para o seu nome.

O primeiro passo que deverá ser feito é entrar em contato com o seu banco para realizar o bloqueio do seu cartão de crédito. Você poderá encontrar as formas de contato oficiais da empresa acessando o site oficial do seu banco e indo na opção de atendimento, onde você encontrará os números disponíveis. 

Outra maneira de bloquear o seu cartão é através do aplicativo, caso o seu cartão e banco possua. Essa função está disponível na aba cartões do seu aplicativo, você precisará informar a sua senha e verá a opção de bloquear o cartão, que poderá ser feita de maneira rápida e eficiente, evitando compras com o cartão clonado.

Após bloquear o seu cartão, é importante entrar em contato com o WhatsApp e denunciar a conta que está aplicando golpes. Você precisará acessar as configurações do contato e procurar pela opção de denúncia, onde você verá a opção “spam”, que é a recomendada para este tipo de problema.

Caso você tenha caído no golpe de clonagem do seu número de WhatsApp, é importante avisar que estão se passando por você ao máximo de pessoas possíveis. 

É possível realizar isso postando avisos nas redes sociais, grupos que você participa e até mesmo criando uma lista de transmissão para todos os seus contatos, após isso, entre em contato com o WhatsApp nas configurações e informe o ocorrido.

Como evitar esses golpes? 

O ponto principal para evitar esse tipo de problema é se atentar ao que é pedido pelo seu banco através do WhatsApp, informações como os seus dados do cartão ou códigos de segurança nunca serão pedidos através do aplicativo de mensagens, e sim no aplicativo oficial do seu cartão.

Sempre busque os contatos através dos sites oficiais e, se está inseguro se o número é ou não verdadeiro, procure entrar em contato através do telefone para falar com um atendente oficial da empresa, ao invés de utilizar uma inteligência artificial. 

Seguindo estes passos você conseguirá utilizar o seu cartão sem medo de cair em golpes. Ademais, toda a sua experiência de uso será a melhor possível e você não terá o que temer.

Últimos Artigos