Banco Central: Saiba como consultar valores a receber!

Saiba como consultar valores a receber do Banco Central, lendo o nosso texto a seguir!
Publicidade
Publicidade

O sistema Valores a Receber funciona como um serviço em que você pode consultar se possui algum valor esquecido ou inesperado em bancos, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, é possível resgatar esse valor.

Atualmente, há uma grande expectativa pela liberação da segunda fase de consulta do sistema Valores a Receber do Banco Central. 

Nesse serviço, há bilhões de reais esquecidos que podem ser resgatados. Para isso, basta seguir as recomendações dadas ao longo do nosso texto, confira:

Saiba como resgatar dinheiro esquecido através do sistema do Banco Central

Shutterstock 1486752722 1
Banco Central: Saiba Como Consultar Valores A Receber! 2

Há uma grande quantia de dinheiro esquecido pelos brasileiros em bancos e outras instituições financeiras, sendo esse o motivo para a criação do sistema Valores a Receber pelo Banco Central.

A primeira fase do serviço já foi realizada, no entanto, ainda não foi possível iniciar a segunda fase, visto que a greve dos servidores do BC acabou atrasando a implementação da ferramenta. 

Confira como consultar o seu dinheiro esquecido

O sistema Valores a Receber serve como uma ferramenta para devolver valores esquecidos por brasileiros em instituições financeiras. De acordo com dados disponibilizados pelo Banco Central, atualmente, há cerca de R$ 8 bilhões em valores esquecidos.

Vale lembrar que, na primeira fase desse sistema, R$ 4 bilhões ficaram disponíveis para devolução. Esse valor esquecido pode ser proveniente de diversas formas, sendo elas:

  • Contas-correntes ou de poupanças que foram encerradas (mas que ainda tinha saldo disponível);
  • Valores cobrados indevidamente de tarifas, parcelas ou operações de crédito;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas em cooperativas de crédito; 
  • Valores relacionados a consórcios encerrados que não foram sacados.

Saiba como consultar os valores a receber

A consulta do dinheiro esquecido deve ser realizada através da plataforma oficial disponibilizada pelo Banco Central.

Vale lembrar que, a consulta e solicitação do saque do dinheiro esquecido do Banco Central não estão disponíveis no momento, pois a greve dos servidores acabou atrapalhando e atrasando os prazos.

Aqueles que fizeram sua consulta inicial, receberam uma data específica para retornar ao site do Valores a Receber.

Para realizar uma consulta, é necessário que você acesse o site oficial da ferramenta, bem como acesse o sistema utilizando o número do seu CPF e sua data de nascimento. Um dos pré-requisitos para acessar esse serviço, é possuir uma conta Gov.br, nível prata ou ouro.

Ao realizar login na sua conta Gov.br e fazer a consulta inicial, você precisará acessar novamente o site do Valores a Receber e seguir o seguinte passo a passo:

  • Efetuar o login;
  • Consultar valor a receber; a instituição que deve devolver o valor; ou a origem do dinheiro esquecido;
  • Clicar na opção “Solicitar por aqui”, para receber via Pix, ou na opção “Solicitar via instituição” para entrar em contato e combinar qual será a instituição bancária.

Veja as novas regras do Valores a Receber

Nessa segunda fase, o sistema Valores a Receber conta com algumas mudanças. Uma delas é que não será mais necessário realizar o agendamento, sendo possível solicitar o saque do dinheiro no momento da primeira consulta.

Além disso, também será possível contar com novas informações repassadas pelas instituições financeiras. 

Desse modo, quem não tinha valores a receber na primeira fase, deverá consultar novamente o sistema, pois os dados são atualizados periodicamente, podendo haver alguma quantia disponível para saque.

Como sacar o dinheiro esquecido?

Ao realizar o acesso a sua conta no sistema Valores a Receber e constatar que existem valores disponíveis para você, é possível realizar o saque dessa quantia ao seguir o passo a passo indicado abaixo:

No primeiro momento, você deverá acessar o site do Sistema Valores a Receber, na data informada. Após isso, será necessário que você faça o login na sua conta Gov.br, informando seu CPF e senha.

Ao entrar no sistema, será possível realizar a consulta dos valores a receber, a instituição que deve devolver o valor e também a origem do dinheiro esquecido.

Por fim, bastará que você clique na opção Solicitar por aqui, caso queira receber via Pix, ou na opção Solicitar via instituição, caso queira entrar em contato e combinar qual será a instituição financeira de sua escolha para receber o dinheiro.

Últimos Artigos

Procurando Cartão…

0