Cadastro Positivo: Como funciona e como participar

Publicidade
Publicidade
Se você quer saber como aumentar suas chances de conseguir um cartão de crédito tão desejado, ou talvez aquele financiamento e parcelamento que foram reprovados por causa do seu score baixo no Serasa, você chegou ao lugar certo!
Pensando em ajudar os consumidores, preparamos um texto sobre o Cadastro Positivo, um novo sistema que considera seus hábitos de pagamentos de contas para analisar as possibilidades de crédito disponíveis a você.
Siga com a gente para saber tudo sobre esta nova ferramenta que veio para facilitar a vida do consumidor!

O que é Cadastro Positivo?

7829 100419085941 Sem Titulo

Imagem/Reprodução: Internet

Publicidade
O Cadastro Positivo surge como um facilitador para o consumidor, que antes dependia apenas dos dados de suas contas não pagas ou atrasadas como parâmetros para as análises de bancos e demais comércios.
O propósito do Cadastro Positivo é dar a oportunidade ao consumidor de ser analisado não apenas por suas inadimplências, mas, também, por suas contas pagas e seus compromissos de crédito efetuados ou em andamento.
Através disso, você tem o seu histórico de pagamentos disponível para consultas, permitindo que as suas informações como bom consumidor sejam consideradas quando você precisar da aprovação de crédito de alguma instituição.
Assim, a ideia do Cadastro Positivo, operado pelo Serasa Experian, é que todos os brasileiros com CPF ativo possuam maiores chances de conseguir crédito de forma mais acessível, o qual, antes, era tão restrito a pessoas que possuíam um bom Score no serasa e não tinham o nome sujo.

Como funciona o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo tem como função registrar as suas contas pagas ou os contratos de crédito que você tem em andamento e converter essas informações de pagamentos em pontuações, as quais determinam o seu perfil de consumidor.
Com isso, quando bancos, lojas ou empresas realizarem uma análise de crédito em seu CPF, eles terão acesso a este boletim do seu histórico como consumidor, podendo formular uma análise mais completa e adequada, visto que a sua competência de pagamento também será um fator a ser avaliado e considerado.
Os elementos principais aos quais o Cadastro Positivo dá atenção são as suas práticas e rotinas de pagamento, junto aos seus serviços de crédito e pagamentos contratados.
Além disso, com o Cadastro Positivo você tem direito a uma análise e consulta dos seus dados como cliente de forma completa, tendo todo o seu histórico de contas pagas à disposição.
Portanto, este sistema possibilita você a construir uma melhor reputação como pagador e cliente, o que aumenta as chances de você ser aprovado ao solicitar a contratação de serviços de bancos ou empresas, como cartões de crédito ou parcelamento de compras, etc.

Quais são as vantagens de se ter o Cadastro Positivo?

Agora que você já conhece o funcionamento e as informações básicas sobre o Cadastro Positivo está na hora de ler sobre suas principais vantagens para que possa aproveitá-las!

Maiores chances de conseguir crédito

Com a análise completa de seus dados de consumidor, seu perfil não fica limitado a dívidas e informações negativas acerca dos seus hábitos de pagamentos.
Dessa forma, suas chances de ter seu cartão de crédito, financiamento ou empréstimo aprovado são muito maiores. Isso também incentiva as pessoas a pagarem suas dívidas e compras antes delas vencerem, a fim de manterem um bom score e histórico para futuras solicitações.

Taxas e juros mais baixos

Com o Cadastro Positivo as empresas e bancos têm acesso a mais informações sobre os clientes, possibilitando ofertas de juros mais baixos, visto que elas conseguem estabelecer se há perigo de inadimplência por parte do consumidor ao acessarem o seu histórico de pagamentos.
Junto a isso, as instituições podem gerar ofertas de taxas e parcelas que combinam mais com o perfil de cada cliente, tendo ainda mais controle e segurança sobre o pagamento da conta em questão.

Históricos de dívidas acertadas

Como já enfatizado ao longo do texto, o Cadastro Positivo obtém o seu histórico completo de contas e dívidas pagas. Desse modo, caso você passe pela situação de ter uma conta em atraso, você terá o cadastro positivo atuando ao seu favor para solucionar esse acontecido.
Ao verificar o seu perfil, quem está analisando terá acesso a informações referentes aos seus pagamentos e quitações de dívidas antigas. Assim, poderá ver que foi apenas um imprevisto e que não pagar ou deixar de acertar suas contas não é de seu costume. Então, você ainda tem chances de ser aprovado.

Você monitora suas informações e pontuação

Uma das grandes vantagens do Cadastro Positivo é que, mesmo que suas informações não sejam completamente liberadas sem a sua autorização, você tem acesso completo a elas e totalmente de graça.
Isso significa que você pode verificar seu score e o histórico do seu comportamento de pagamentos a qualquer momento que preferir ou precisar.
Assim, é mais fácil você monitorar os seus hábitos de pagamentos e tentar aprimorá-los para que consiga melhorar a sua reputação como cliente e pagador.

Facilitador para quem não tem renda comprovada

Muitos comércios e, principalmente, bancos exigem a comprovação de renda para aprovar a contratação de seus serviços, seja para parcelamento de compras, abrir uma conta ou adquirir um cartão de crédito.
Entretanto, existem milhares de pessoas que não podem comprovar renda, visto que são autônomas, desempregadas ou não recebem uma renda fixa. Dessa forma, o histórico de pagamentos positivos mostra para as instituições e empresas que mesmo se houve um imprevisto com alguma ou outra conta, ele ainda é apto de ser um bom pagador.

O seu Score do Serasa pode aumentar

Os órgãos de proteção de crédito SPC e Serasa têm a função oposta do Cadastro Positivo, já que nestes constam o cadastro negativo do consumidor.
Contudo, a partir do momento em que você começa a desenvolver um bom histórico de pagamentos, significa que está com as contas em dia e está distante de dívidas.
Isso faz com que tanto o seu score no Cadastro Positivo quanto no SPC ou Serasa aumente ou, pelo menos, não diminua.
Após ler sobre as vantagens do Cadastro Positivo é importante que você se informe acerca de demais informações sobre ele, para ter certeza de seus benefícios!

Como aumentar a pontuação no Cadastro Positivo?

O recomendado para você conseguir construir um bom histórico de crédito, logo aumentar a sua pontuação no Cadastro Positivo é que mantenha em dia o pagamento de suas contas, preferencialmente pagando antes do prazo de vencimento.
Junto a isso, é importante que você tenha o seu cadastro sempre atualizado, para não ter nenhuma informação incorreta quando verificarem seu perfil. Outro auxiliar para o seu score é evitar o pagamento mínimo da fatura de seus cartões de crédito, o pagamento total sempre é a melhor opção.
Caso você esteja realmente empenhado em aumentar seu score, saiba que a procura constante por crédito, como solicitação de cartões, limites maiores, etc, afeta negativamente a pontuação do seu cadastro positivo.

Quem tem acesso às informações?

O Cadastro Positivo oferece seus serviços com total segurança e sigilo aos consumidores. Por isso, quem pode acessar o seu perfil e conferir sua pontuação de crédito são bancos, empresas e demais estabelecimentos comerciais.
Para que a análise de crédito ou as operações comerciais sejam feitas é preciso que estas instituições contratem os serviços dos órgãos de proteção de crédito, chamados de birôs de crédito, sendo eles SPC, Serasa, Boa Vista e Quod, que irão avaliar o seu perfil de acordo com critérios específicos de cada um.
É importante ressaltar que a visualização completa do seu histórico de pagamentos só está disponível caso você a autorize para a instituição fazer a verificação, em outro caso eles terão acesso apenas ao seu score.

Quais informações estão disponíveis no Cadastro Positivo?

Apesar do Cadastro Positivo conter um histórico completo dos seus pagamentos, não significa que ele possa invadir sua privacidade. Por isso, não há necessidade de se preocupar com as informações liberadas.
Os únicos dados acessíveis no sistema são referentes aos seus hábitos de pagamento, sendo eles, apenas, as datas em que suas faturas e parcelas foram pagas, junto às datas que elas venceram e seus respectivos valores.
As outras informações presentes são suas contas de luz, água, telefone, e afins. Desse modo, fica evidente que o Cadastro Positivo não acessa seus dados bancários, mantendo sempre sigilo, e nem especifica o que é comprado por você.

Existe a possibilidade de cancelar o cadastro positivo?

O Cadastro Positivo iniciou sendo opcional, mas a partir de uma lei nacional foi estipulado que ele se tornasse compulsório para qualquer brasileiro com CPF ativo. Apesar disso, não significa que você não possa se descadastrar.
Você pode cancelar o seu perfil no Cadastro Positivo a hora que quiser, basta fazer uma solicitação através de um formulário em qualquer um dos sites de birôs de créditos presentes no mercado.
Independente do birô de crédito em que você solicitar o seu descadastro, o mesmo terá que, obrigatoriamente, entrar em contato com os demais birôs, para que estes também efetuem a exclusão do seu CPF do cadastro positivo, num período de até 2 dias úteis.
No entanto, lembre-se da importância de ter um Cadastro Positivo ativo para conseguir realizar suas solicitações de crédito com maiores chances de serem aprovadas. Além de você contar com todas as vantagens citadas anteriormente que facilitam muito sua vida como consumidor.
Se você gostou desse texto, compartilhe com os seus amigos!
Últimos Artigos

Procurando Cartão…

0

Você foi selecionada(o) para ver 7 cartões sem anuidade!

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E VEJA OS CARTÕES 👇🏻