Detran libera aplicativo CNH digital 2020

Publicidade
Publicidade
Felizmente, as empresas estão se modernizando e cada vez mais temos documentos importantes disponíveis na palma da nossa mão. O Detran é uma dessas empresas, pois há alguns anos é possível ter a carteira de motorista em um aplicativo no celular.


A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é disponibilizada por meio de aplicativo. Nele você encontra suas principais informações, além de conseguir acessar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Os órgãos de fiscalização aceitam a Carteira Digital?

Cnh2Bdigital
Imagem: Pioneiro

Sim, a Carteira Digital de Trânsito tem o mesmo valor jurídico que as suas versões impressas, pois elas conseguem ser validadas por meio de aplicativo e leitura do QR-Code disponível no aplicativo. 

Publicidade
PUBLICIDADE



Através do aplicativo Vio, os órgãos de fiscalização conseguem verificar a autenticidade e integridade dos seus documentos. Qualquer outro aplicativo que não tenha sido desenvolvido pelo Serpro ou Denatran não garante a confiabilidade do seu documento.
Além disso, é possível que o QR-Code lido apresenta dados diferentes do que é apresentado no documento, seja ele digital ou impresso. Nesse caso, é possível verificar uma possível falsificação de documentos.

Quem pode utilizar o serviço da Carteira Digital?

Para ter acesso ao aplicativo, você apenas precisará do seu número de CPF e senha. Para ter acesso aos documentos, você precisa ter uma Carteira Nacional de Habilitação ou um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo com o seu CPF. 
PUBLICIDADE




Apesar de as cópias digitais ficarem disponíveis para impressão, essa não é uma garantia de que elas serão aceitas pelos órgãos fiscalizadores, mesmo que possuam a assinatura digital do Detran. 

Como eu posso gerar a versão digital da CNH?

O primeiro passo antes de gerar qualquer um dos documentos digitais disponibilizados pelo Detran, é verificar se o órgão emissor da sua cidade aderiu ao sistema da Carteira Digital de Trânsito. Felizmente, todas as unidades do país aderiram ao sistema. 
Depois, você irá fazer o download do aplicativo no seu Play Store ou Google Play e irá acessar a sua conta usando o seu CPF e senha cadastrada. Caso você não tenha uma senha cadastrada, o aplicativo irá te redirecionar para o site do Governo onde você irá completar suas informações cadastrais e será necessário fazer a confirmação do seu endereço de e-mail.
Além disso, a sua Carteira de Habilitação precisa ter sido emitida depois do dia 01 de maio de 2017, quando o aplicativo começou a valer. Na sua versão impressa, é necessário conter o QR-Code para que a versão digital consiga ser validada.
Quando você acessar o aplicativo pela primeira vez, será solicitada uma senha de 4 dígitos, que posteriormente você utilizará para receber todos os seus documentos digitais sem precisar colocar a senha cadastrada.

Como eu posso gerar a versão digital do CRLV?

O primeiro passo antes de gerar qualquer um dos documentos digitais disponibilizados pelo Detran, é verificar se o órgão emissor da sua cidade aderiu ao sistema da Carteira Digital de Trânsito. 
Felizmente, todas aderiram a CNH Digital, mas algumas ainda estão adicionando o CRLV em seu sistema. Para verificar se o seu estado já faz parte do sistema de CRLV digital, você pode acessar o site.
Os passos para acessar o CRLV Digital são os mesmos da CNH Digital, pois o aplicativo fornece todas as informações em apenas um aplicativo! Para começar, você deve fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito na Play Store ou Google Play.
Depois, acesse a sua conta com o número do CPF e senha cadastrada. Caso você não possua uma senha, o aplicativo irá te redirecionar para o site, onde você criará uma senha e completará suas informações cadastrais, além de partir para a confirmação do seu endereço de e-mail.
Depois de realizar o primeiro acesso no aplicativo, você deve criar uma senha de 4 dígitos que te dará acesso a todos os documentos disponíveis no aplicativo. Depois disso, é só entrar na opção do CRLV, adicionar o número do seu Renavam e o código de segurança do CRV, e pronto! Agora você já tem todos os seus documentos em mãos e pode andar tranquilamente com o seu veículo.

Quais as outras funcionalidades do aplicativo?

Apesar de ter a enorme vantagem de poder andar com os documentos sem dificuldade, o aplicativo ainda conta com a opção de verificar as infrações de trânsito, ou seja, as suas multas e, também, conta com algumas campanhas educativas para ter um trânsito mais seguro para todos.
Esse é um aplicativo bastante completo e que proporciona maior facilidade para os usuários, principalmente pela facilidade de não precisar carregar diversos documentos e de poder conferir suas multas de trânsito sem precisar acessar diversos sites. 
Caso você tenha ficado com dúvidas, se dirija até uma agência do Detran mais perto de você e pergunte como utilizar o aplicativo. Caso você não possua o QR-Code na sua CNH impressa, ele será disponibilizado na próxima renovação do seu documento. 

Ande sempre com os seus documentos e seja cuidadoso no trânsito! 
Últimos Artigos
Uncategorized

Como solicitar o cartão Banco Inter

Nessa matéria você vai entender mais sobre o cartão do banco Inter, vantagens e como fazer a sua solicitação.

Procurando Cartão…

0

ABRA SUA CONTA NO SANTANDER
Abra sua conta + cartão de crédito e aproveite todos benefícios do Santander.
Tarifa zero no pacote de serviços e benefícios exclusivos.
CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E ABRA SUA CONTA👇🏻