Dicas ESSENCIAIS para aumentar o seu SCORE!

Publicidade
Publicidade
O Score de Crédito é de extrema importância para as pessoas e também é muito utilizado por diversas empresas quando precisam conferir os dados do seu cliente. Se você está procurando um novo cartão de crédito, um empréstimo ou um financiamento, é obrigatório que você possua um Score alto para conseguir a aprovação.

Score
Imgem: Gente e Mercado
As empresas e instituições financeiras levam em consideração todo o seu histórico de dividas e pagamentos para saber se você é um cliente confiável e merece a aprovação. Caso você queira algumas dicas sobre como aumentar o seu Score, basta seguir lendo a nossa matéria!

Afinal, o que é o Score?

Score é o nome dado a uma pontuação de crédito que serve como meio de avaliação das empresas. O Score é monitorado por empresas como o SPC/Serasa, e a partir do momento que você passa a ter um CPF, você já pode ser monitorado por essas empresas.

O Score serve, principalmente, como uma forma de avaliar se você está pagando as suas dívidas. Sempre que ocorre um atraso ou falta de pagamento, seu nome vai para o Serasa e o seu Score cai um pouco. Quanto mais recorrente isso for, menor será o seu Score.

As empresas usam esse meio para avaliar se os seus clientes são potenciais devedores e, se forem, acabam não aprovando novos créditos e empréstimos solicitados, pois seus clientes serão devedores em potencial.

Como eles avaliam o Score?

Esse programa possuí uma calibragem de pontos, sendo que o menor é 0 e o maior é 1000. Você deve estar entre esses números, mas existe uma linha que mostra qual é o melhor entre as empresas.

  • Se o seu Score se encontra entre 0 e 300, você é considerado de alto risco de inadimplência;
  • Se o seu Score se encontra entre 301 e 700, você é considerado de médio risco de inadimplência;
  • Se o seu Score se encontra entre 701 e 1000, você é considerado de baixo risco de inadimplência.

Como isso funciona

Deve-se ter em mente que as empresas não levam em consideração apenas o seu Score, mas sim outros fatores, tais como histórico de bancos, conta-correntes e cartões de crédito. Quando se trata de aprovar algo, tudo deve ser avaliado.

O seu Score leva em consideração as suas dívidas pagas, quais as dívidas que estão em atraso, se você já foi negativo, quanto tempo ficou devendo, qual é a sua relação com as empresas de crédito e muito mais.

Vale lembrar que ainda existem alguns fatores que contribuem para a diminuição do seu Score, tais como:

  • Não pagar contas em dia todos os meses;
  • Solicitar muitos cartões de crédito;
  • Não ter contas no seu nome;
  • Solicitar aumento exagerado do limite.

7 dicas para aumentar o seu Score de Crédito

Abaixo você poderá conferir algumas dicas que realmente funcionam para aumentar o seu Score e conseguir uma aprovação na instituição financeira. Confira!

1- Mantenha o nome limpo

Como citamos anteriormente, o SPC/Serasa controla o seu Score e contribue para que você perca ou receba pontos. Por isso, é sempre importante pagar as suas dívidas em dia e, caso você tenha sido negativado, renegocie as suas dívidas e comece a pagá-las o mais rápido possível. 

Se o seu problema for a data de pagamento da sua fatura do cartão de crédito, que sempre cai em um dia que você esquece, experimente trocar a data e manter o pagamento sempre em dia.

2- Tenha contas em seu nome

Ter contas em seu nome ajuda o SPC/Serasa a verificar o seu histórico de pagamentos e, consequentemente, aumentar o seu Score de Crédito. Se você for maior de 18 anos e possui uma renda fixa, experimente colocar contas de água, internet ou telefone no seu nome e, claro, pague-as sempre em dia.

3- Mantenha seus dados atualizados

Sim, existe a possibilidade das empresas encontrarem os seus dados e atualizá-los sozinho, mas porque você mesmo não fornece essa informação para a sua empresa de crédito? Dessa forma, você demonstra ser uma pessoa mais confiável.

4- Negocie as suas dívidas

Se você possui dívidas, esse não é um bom momento para ignorá-las. Quanto mais tempo você permanecer com o nome negativado, mais díficil será subir o seu Score de Crédito depois. 

Por isso, é importante que você procure as instituições para quem deve e tente fazer uma renegociação das suas dívidas, como um parcelamento ou um desconto. Você consegue conferir mais informações de negociação no site da Serasa, que conta com o Feirão Limpa Nome Serasa Experian. 

5- Cartões de Crédito

Como dissemos anteriormente, solicitar diversos cartões de crédito e usar muitos de forma demasiada por ser um problema. Procure concentrar os seus gastos em apenas uma instituição e ter menos gastos no cartão de crédito.

Além disso, o pedido exagero de aumento de limite pode acabar diminuindo o seu score, por isso procure pedir aumento semestralmente e, apenas em casos de extrema necessidade.

6- CPF

Consultas frequentes ao seu CPF podem baixar o seu Score de Crédito. Procure fazer poucas consultas e se preocupar mais com os outros fatores que podem elevar a sua pontuação.

Para as empresas como SPC/Serasa, alguém que é consultado com muita frequência demonstra que está com problemas financeiros e tem maior risco de ficar inadimplente um dia, por isso eles acabam diminuindo o seu Score.

7- Bancos

É importante manter um bom relacionamento com a instituição financeira que você trabalha, pois eles possuem um Score interno que avalia como você se comporta dentro do banco. Isso inclui pagamento de faturas, movimentações, solicitações de limite e muitas outras. 

Se você possuir um bom relacionamento com o seu banco, eles não terão a necessidade de fazer mais consultas ao seu Score, pois saberão que você é um bom pagador. Dessa forma, a sua pontuação se manterá entre média e baixa inadimplência.


Siga essas dicas que temos certeza que você terá o seu Score de Crédito aumentado em poucos meses. Tome cuidado com as dívidas e pagamentos sempre em dia! 
Últimos Artigos

Procurando Cartão…

0