Dicas para economizar muito com alimentação

Leia o texto abaixo e confira dicas para economizar muito com alimentação!
Publicidade
Publicidade

Com a alta do valor dos alimentos, é necessário saber economizar para manter uma melhor qualidade de vida. Vale destacar que, mundialmente, os preços dos alimentos estão batendo recordes, o que não seria diferente no Brasil.

De acordo com a realidade financeira de um brasileiro que recebe um salário mínimo, o destino de boa parte do orçamento acaba sendo a alimentação. 

Por esse motivo, cada real economizado pode fazer muita diferença dentro de casa. Confira algumas dicas de como economizar com a alimentação:

Confira algumas dicas de como economizar dinheiro com alimentação 

Maneiras Espertas De Economizar Na Cozinha
Dicas Para Economizar Muito Com Alimentação 2

Evite compras no 5º dia útil 

A maior parte da população recebe seu salário no quinto dia útil do mês, e os mercados sabem disso. Por esse motivo, os preços tendem a aumentar nesse período.

No entanto, os últimos dez dias do mês costumam ter promoções mais interessantes. Por esse motivo, para economizar no mercado, é necessário realizar compras em dias estratégicos, priorizando a última semana do mês.

Faça uma lista de compras

Para não perder o foco no supermercado, é importante ir às compras acompanhado de uma lista, pois isso ajuda a evitar que você gaste mais do que deveria. 

Por isso, se você quiser gastar menos no mercado, foque na sua lista de compras, devendo observar tudo que já tem no seu armário e pesquisar receitas para esses alimentos.

Pesquisa o lugar mais barato e busque por cupons

Alguns supermercados possuem clube de descontos, sendo necessário apenas a realização de um cadastro que, na maioria das vezes, costuma ser bem simples. Com essa dica, é possível economizar um bom valor no final do mês.

Além disso, também é importante acompanhar as redes sociais dos seus mercados favoritos, para ficar atento a promoções e cupons de desconto.

Se você tiver tempo, o ideal é pesquisar, procurar panfletos dos supermercados, andar toda a feira em busca da barraca mais barata e só depois de procurar bem, finalizar suas compras.

Por fim, comprar uma parte da sua lista em cada mercado também pode ajudar bastante, já que as promoções costumam ser diferentes.

Estabeleça um limite para ser gasto com alimentação 

Ao definir um valor para ser gasto com comida, será necessário praticar algumas adaptações devido o aumento dos preços, dessa forma, alguns alimentos podem ser substituídos por outros mais em conta.

Faça escolhas inteligentes

Para economizar no valor das suas compras do mês, é importante fazer escolhas inteligentes. Para comprar frutas, verduras e legumes, por exemplo, saiba que esses são mais baratos se estiverem nas suas respectivas épocas.

Mas se você quiser comprar arroz, é indicado testar marcas mais baratas e até mesmo a marca do próprio supermercado, a qual costuma ter um bom custo benefício.

Vale lembrar que, em alguns lugares, é possível encontrar arroz vendido a granel, contando com preços mais vantajosos.

Exercite sua criatividade na cozinha

Se você tem em vista economizar na alimentação, saiba que exercer a criatividade na cozinha pode ajudar a poupar muito dinheiro. Para isso, confira alguns pontos: 

  • Reaproveite alimentos que estão quase vencendo;
  • Crie pratos com alimentos substitutos;
  • Aproveite o alimento por completo;
  • Desenvolva pratos diferentes com as “sobras” do dia anterior.

Compre no atacado

Comprar no atacado pode se tornar bastante vantajoso para sua família. No entanto, deve-se ficar atento ao desperdício. 

Desse modo, é importante que você divida suas compras, devendo escolher uma pessoa da sua família para realizar as compras e depois faça a divisão dos produtos e valores, o pagamento pode ser finalizado via Pix, para facilitar.

Congele

Se você acabou comprando mais alimentos do que precisava e alguns estão estragando, saiba que você pode congelá-los. 

Alguns alimentos podem precisar de uma atenção especial nessa hora, como os legumes que algumas vezes precisam passar pela técnica do branqueamento.

Porém, de qualquer forma, você pode congelar praticamente tudo, visto que é uma ótima forma de evitar desperdício, todavia, fique atento para não esquecer os alimentos congelados.

Economize nos aplicativos de comida

A melhor forma de economizar com alimentação é cozinhando em casa, no entanto, alguns dias a correria vence. Por isso, é importante ficar atento a promoções e cupons que rolam nos aplicativos de comida.

Consuma todo o alimento

Uma dica importante para economizar na sua alimentação, é o fato de ser possível consumir todas as partes de um alimento, como a banana, por exemplo, havendo diversas receitas com sua casca.

Últimos Artigos

Procurando Cartão…

0