Tudo que você pra saber para escolher um cartão de crédito

Publicidade
Publicidade
Os cartões de crédito são uma das formas mais comuns de pagamento hoje em dia, e nós precisamos admitir que eles realmente facilitam a nossa vida e nos proporcionam uma segurança a mais.
Mas escolher um cartão de crédito pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas, principalmente porque hoje em dia existem muitas opções, sendo algumas delas bastante semelhantes.
Por conta disso, resolvemos reunir algumas dicas fundamentais na hora de escolher o seu cartão de crédito neste texto. Veja agora as principais coisas que você deve levar em consideração na hora de escolher um cartão de crédito!

Descubra as melhores dicas para escolher um cartão de crédito

Jovem Estudante Impressionada De Oculos E Bolsa Traseira Segurando E Olhando Para O Cartao De Credito Com A Mao No Rosto Isolado Em Laranja 141793 83833

Imagem/Reprodução: Freepik

Publicidade

Como escolher o banco

A primeira coisa que você deve analisar antes de escolher um cartão de crédito é o banco ou instituição financeira que o oferecer.
Escolher a instituição financeira que irá emitir o seu cartão pode ser o primeiro passo de todos, esta etapa é muito importante por isso é interessante que você esteja atento ao que é de fato importante e necessário para você.
Algo que pode te ajudar é realizar uma análise das tarifas e taxas cobradas por cada instituição, assim você pode começar o processo de cortar algumas alternativas que não se encaixam nas suas expectativas e necessidades.
Além disso, você encontra instituições com diversas especificidades, como bancos tradicionais e bancos digitais ou ainda aqueles que prestam atendimento das duas maneiras.
Pense em qual dessas alternativas se encaixa melhor nas suas necessidades, pesquise sobre as instituições e sua credibilidade para ter mais certeza sobre a sua segurança.
Por exemplo, você gostaria de ter um atendimento presencial? Caso a resposta seja sim você deve dar prioridade aos bancos que oferecem esta opção.
Mas caso você prefira instituições que permitam que você faça tudo sem sair de casa, pelo celular, dê prioridade para bancos que atuem de forma digital através de aplicativos, por exemplo.

Pagar ou não anuidade?

A anuidade é uma taxa cobrada normalmente pelos bancos, geralmente chamada também de taxa de manutenção, ela é cobrada justamente pelo uso do cartão de crédito, mas nem todos os cartões cobram esta taxa de seus clientes.
Muitas pessoas acreditam que a isenção de anuidade é uma enorme vantagem na hora de contratar o serviço de cartão de crédito. De fato, para alguns clientes esses serviços são muito mais vantajosos do que aqueles que cobram a taxa de anuidade.
No entanto, para alguns perfis de clientes é preciso analisar melhor as possibilidades e serviços de cada cartão, mesmo aqueles que cobram taxa de anuidade.
Se você possui um perfil de consumo mais alto, ou seja suas faturas somam um valor mais elevado, pode buscar por aqueles cartões que proporcionam a isenção do valor da anuidade a partir de um determinado valor da fatura mensal.
Mas lembre-se que alguns cartões que cobram anuidade acabam oferecendo mais serviços, incluindo programa de pontos, por exemplo, que podem acabar valendo mais a pena do que a isenção do valor para alguns perfis de clientes.
Tudo depende do seu perfil de consumo, por isso é importante analisar todas as possibilidades, fazer uma lista de prós e contras para cada pode ser uma boa solução!

Qual bandeira escolher?

A bandeira é aquele símbolo que fica na parte inferior direita do seu cartão físico ou virtual. Mas muitos clientes acabam ficando em dúvida na hora de escolher a bandeira do seu cartão de crédito, mas afinal de contas para que serve as bandeiras?
Além de serem as bandeiras que ditam onde seu cartão será aceito ou não, também há outras características dessas bandeiras que podem influenciar totalmente a forma de uso do cartão.
O que muitos clientes não sabem é que cada bandeira pode contar com um programa de benefícios exclusivos, por conta disso é muito importante saber escolher a melhor bandeira para você.
Exemplos de bandeiras bastante populares são Visa, Mastercard, Hipercard, Elo, Diners entre outras. Mas quais são as diferenças entre estas bandeiras?
Os clientes Visa contam com um programa chamado “Vai de Visa”, nele é possível encontrar descontos e vantagens exclusivas para os usuários da bandeira Visa, por exemplo.
Já os clientes da bandeira Mastercard contam com um programa chamado “Surpreenda” que oferece outro tipo de benefício. Você compra um produto que somado com seus pontos acumulados acabam te dando outro produto igual de forma gratuita.
Outras bandeiras também possuem programas de benefícios como estes e você pode consultar tudo sobre nos sites oficiais de cada uma das empresas.
A maioria dos cartões de crédito só possui a possibilidade de uma bandeira, mas algumas opções do mercado oferecem para você duas, ou até três, opções de bandeira. Ou seja, você pode escolher qual bandeira será impressa no seu cartão.
Caso você goste de um cartão de crédito deste tipo pode ainda adaptar a bandeira que mais se encaixa no seu perfil, uma ótima vantagem a ser considerada!
Mas lembre-se que nem todos os cartões permitem acesso gratuito a estes programas de pontos e benefícios, alguns deles cobram uma taxa por isso.

Como escolher os benefícios?

Como todos nós sabemos cada cartão conta com seus próprios benefícios, dentro de uma única instituição financeira é possível encontrar uma infinidade de opções, cada uma delas com seus próprios benefícios e características.
Por conta disso, a primeira coisa que você deve se perguntar antes de contratar um cartão de crédito é “O que eu preciso que este cartão me ofereça?”. Antes de saber o que os cartões oferecem, saiba o que você está procurando.
Pense bem sobre como e para que você irá usar o cartão de crédito, isso pode ajudar muito na hora de escolher o seu cartão de crédito.
Muitas vezes você pode ficar seduzido por uma imensidão de benefícios e serviços de determinado cartão, mas nem sempre você usará todos eles e pode acabar contratando um serviço com taxas mais altas sem aproveitá-lo de fato.
Reflita sobre o que você aproveitaria mais um cartão que oferece um programa de pontos em que a cada vez que você realiza uma compra recebe pontos para serem trocados por serviços e produtos ou um cartão que oferece um programa de milhas em que você pode trocar pontos por viagens aéreas.
Lembre-se que, se você não costuma viajar, um programa de milhas pode não ser vantajoso. Além disso, estes benefícios costumam estar associados a uma taxa de anuidade, então você deve se questionar se vale a pena, no seu caso, gastar com esta taxa para entrar em um programa de pontos.
Analise de forma clara qual é o seu perfil de consumo, se possível tente calcular qual o valor da sua fatura, por exemplo, assim você pode ter uma noção da sua pontuação mensal, o que pode ajudar muito a decidir se determinado programa de benefícios vale a pena ou não.

Afinal, como escolher um cartão de crédito?

Lembre-se de tudo o que você leu ao longo deste texto, escolha uma instituição financeira que compreenda as suas necessidades, analise as opções de cartão de crédito de cada uma delas, seus serviços, etc.
Decida se vale a pena pagar anuidade, quais são os programas de benefícios e pontos que mais te agradam, sejam eles dos próprios cartões de crédito assim como das bandeiras.
Além disso, lembre-se que muitos bancos oferecem alternativas de cartão de crédito específicas, por exemplo, caso você seja universitário, é possível encontrar cartões num modelo planejado para este perfil de cliente.
Estas opções prontas podem te ajudar a decidir quais são as características mais importantes em um cartão para o seu perfil.
Outro ponto que pode te ajudar bastante é o valor da renda mínima exigida por cada cartão, se a renda ultrapassar muito a sua renda mensal provavelmente o seu perfil de consumo não se encaixa ao que ele oferece.
Há uma infinidade de cartões no mercado, para os mais diversos perfis de consumo, por isso é importante que antes de tudo você descubra qual é o seu perfil.
Algumas pessoas, por exemplo, podem se encaixar melhor na modalidade de cartões de lojas e estabelecimentos, pois costumam consumir mais produtos de promoções, e estes cartões costumam contar inclusive com condições de pagamento e descontos especiais.
Mas se no seu caso a ideia é consumir muitos produtos de diferentes lugares, pagando uma fatura um pouco mais alta, os programas de pontos podem ser a melhor alternativa. Com eles você terá um retorno de tudo aquilo que você gastar.
Não esqueça ainda de procurar os cartões que oferecem cashback se este é o seu caso, muitas vezes esta pode ser uma vantagem enorme.
Caso você goste de viajar procure por cartões que contam com programas de milhas, existem alguns cartões com parcerias com companhias aéreas, inclusive. Você pode encontrar uma alternativa bastante vantajosa que irá te ajudar a economizar em viagens ou ainda adquirir benefícios exclusivos para estes serviços.
Além dos pontos já citados você precisa levar em consideração a sua renda mensal, caso ela seja alta procure por cartões dentro deste nicho. A maioria dos bancos e instituições oferecem opções com benefícios exclusivos para clientes com alta renda.
O mais importante é conhecer as possibilidades, aqui mesmo você encontra uma enorme variedade de textos explicando tudo o que você precisa saber sobre alguns cartões de crédito.
Se você se interessar por algum deles é possível ainda encontrar um texto com as instruções de como você faz para solicitar o seu!
Últimos Artigos

Procurando Cartão…

0

Você foi selecionada(o) para ver 7 cartões sem anuidade!

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E VEJA OS CARTÕES 👇🏻