Cartão de crédito fraudado: Saiba como acontece e como se prevenir!

Cartão de crédito fraudado: Saiba como acontece e como se prevenir, lendo o nosso texto abaixo!
Publicidade
Publicidade

Infelizmente, está cada vez mais comum os golpes realizados utilizando cartões de crédito, que vão desde a clonagem do seu cartão até as compras que são realizadas no seu nome, caracterizando assim uma fraude.

Apesar de ser muito comum, muitas pessoas ainda não sabem qual a melhor forma de lidar com a situação ou de descobrir quem exatamente está utilizando o seu cartão para realizar essas compras sem a sua autorização. Por isso, criamos um texto completo com tudo o que você precisa saber em relação a estas fraudes.

Publicidade

Fique por dentro das principais informações sobre fraude no cartão de crédito!

Trocas Durante A Pandemia 4 1200X565 1

Como são realizadas as fraudes no cartão de crédito?

Existem diversas formas diferentes de fraudar um cartão de crédito e isso vai depender muito de quem está realizando o ato, então iremos detalhar apenas os mais comuns para que você fique sempre atento quando for realizar uma compra.

A primeira, e mais comum, é feita diretamente em um caixa eletrônico, onde uma pessoa fica prestando atenção às suas senhas e códigos e em determinado momento consegue realizar uma troca dos cartões físicos sem que a pessoa perceba, conseguindo utilizar o cartão posteriormente para realizar compras e transações.

Outra fraude bastante utilizada é quando o vendedor pede para que você passe o seu cartão de crédito duas vezes na máquina de pagamento, alegando que um erro aconteceu. Dessa forma, o valor acaba sendo descontado duas vezes da sua conta ou do seu limite de crédito.

Por fim, existe também a possibilidade dos golpistas entrarem em contato com você por telefone, alegando ser da central de atendimento e solicitar os dados do seu cartão de crédito com a desculpa de que houve uma “tentativa de utilização”. É claro que tudo isso não passa de uma mentira e você nunca deve fornecer os dados do seu cartão de crédito para alguém, seja por telefone ou e-mail.

Agora que você já sabe quais são as principais formas de fraude que os golpistas utilizam para pegar as nossas informações, também é importante saber como descobrir quem utilizou o seu cartão de crédito sem a autorização.

Como saber quem usou o seu cartão de crédito?

A primeira coisa que deve ser feita quando existe a possibilidade do seu cartão de crédito ter sido fraudado é consultar a sua fatura e verificar onde a compra foi realizada. Mesmo sem o endereço exato, o local da compra acaba sendo um norte para resolver os problemas.

Depois disso, você deverá entrar em contato com a central de atendimento da sua instituição financeira e pedir informações sobre a respectiva compra, para posteriormente entrar em contato com o PROCON e resolver a situação da fraude do seu cartão de crédito.

Para resolver a situação, a instituição financeira pode realizar a exclusão da compra da sua fatura, caso você ainda não tenha realizado o pagamento naquele mês; caso você já tenha pago a fatura do seu cartão e só viu este problema depois, você tem direito a receber até o dobro do valor que foi gasto na sua fatura, apenas pelo transtorno.

Como evitar que o meu cartão de crédito caia nas mãos erradas?

Bom, já citamos diversas situações em que o cartão de crédito pode ser utilizado de forma indevida e, por isso, achamos importante separar algumas dicas que vão tornar as suas compras ainda mais seguras e fáceis.

A primeira coisa é que você não deve passar as suas senhas e códigos de segurança para outras pessoas, por mais que elas sejam de confiança e o mesmo vale para deixar essas senhas anotadas em papéis ou em locais de fácil acesso por criminosos.

Além disso, você não deve em hipótese alguma deixar o seu cartão de crédito salvo para compras futuras, principalmente se você estiver acessando em um sistema compartilhado por diversas pessoas, pois a possibilidade de haver um hacker querendo roubar informações é maior do que você imagina.

Por último, não poderíamos deixar de aconselhar o uso do cartão de crédito virtual, disponibilizado pela maioria das instituições financeiras, onde você contará com um novo número e um novo código de segurança para realizar as suas compras online, principalmente em sites de procedência duvidosa. O cartão virtual é gerado dentro do próprio aplicativo da sua instituição financeira em apenas alguns segundos e é um método extremamente seguro. 

Últimos Artigos

Procurando Cartão…

0

ABRA SUA CONTA NO SANTANDER
Abra sua conta + cartão de crédito e aproveite todos benefícios do Santander.
Tarifa zero no pacote de serviços e benefícios exclusivos.
CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E ABRA SUA CONTA👇🏻