loader image

Viagem de graça para inscritos no CadÚnico já está liberada e poucos sabem

Leia o nosso texto abaixo e confira varias informações sobre viajar de graça para pessoas inscritas no CadÚnico!

Diversas mudanças já começaram a ser feitas nos primeiros meses do mandato do novo presidente e muitas delas são voltadas para pessoas de baixa renda, começando com as atualizações no programa Minha Casa, Minha Vida e, agora, com a possibilidade de conseguir passagens gratuitas para viajar para onde quiser.

Os jovens de baixa renda, que possuam um cadastro no CadÚnico, conseguem realizar a ID Jovem, que possibilita a compra dessas passagens e diversas outras possibilidades para que seja possível pagar menos e aproveitar mais a vida. Para saber mais sobre essa possibilidade, basta seguir lendo!

Publicidade

Benefícios do ID Jovem

Noticiasconcursos.com .Br Cadastro Unico Tem Programa Pouco Conhecido Que Paga Parcelas De R 300 Cadunico

A carteirinha ID Jovem é uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Caixa Econômica Federal, que permite que pessoas de baixa renda viajem gratuitamente para destinos turísticos em todo o Brasil, o que, por consequência, movimentam a economia do país, gerando empregos, movimentando o comércio local e promovendo o desenvolvimento das regiões turísticas.

Além de utilizar a carteirinha do ID Jovem para viajar, você ainda tem a possibilidade de conseguir descontos em eventos culturais e esportivos, além de passagens de ônibus interestaduais gratuitas ou com desconto, ademais, ela tem uma validade de 12 meses e pode ser renovada depois do seu vencimento.

Obviamente, como o programa é voltado especificamente para quem possui baixa renda, ele também irá oferecer descontos em inscrições para processos seletivos e concursos públicos e, durante a sua viagem, você consegue reservar hotéis e pousadas pagando menos.

Como você pode perceber, essa carteirinha que, para muitas pessoas, pode parecer uma bobagem, para outras é a diferença entre trazer mais conhecimento para a sua vida ou não, por isso no próximo tópico iremos falar sobre o passo a passo de como você pode conseguir a sua para participar de eventos e viajar com tranquilidade.

É realmente possível viajar de graça?

Apesar de ser o desejo de todos, essa não será uma possibilidade oferecida para todos os participantes do CadÚnico que possuem a ID Jovem, visto que você deverá realizar a solicitação da sua viagem em um site específico e, de acordo com o valor da sua renda mensal, será analisada a possibilidade de ter desconto ou isenção integral do valor cobrado.

Apesar dos pesares, ainda assim é uma ótima forma de ter mais possibilidades ao longo da vida e, por isso, elas devem ser aproveitadas com sabedoria.

Como garantir a minha carteirinha e aproveitar os benefícios?

Em primeiro lugar, é preciso saber que a ID Jovem é um documento que oferece benefícios para jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, emitido completamente pelo Governo Federal e possibilita descontos nas mais diversas áreas, como já citamos anteriormente.

Para ter direito à ID Jovem, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma renda familiar de até dois salários mínimos por mês e, caso você não tenha um cadastro, você deve ir no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência e cadastrar suas informações e das pessoas da sua família.

Com a sua inscrição no CadÚnico devidamente realizada, você poderá solicitar a sua carteirinha pelo site ou pelo aplicativo da ID Jovem, visto que ela é disponibilizada de forma completamente online, o que facilita muito para quem não deseja ter que carregar ainda mais documentos quando sai de casa.

Além das exigências que foram citadas anteriormente, ainda é importante destacar que o jovem que deseja solicitar a ID Jovem deve ter um número NIS para fazer a solicitação, que é basicamente uma identificação de todas as pessoas que são cadastradas no CadÚnico.

Depois de estar com a sua carteirinha em mãos, basta apresentá-la junto ao seu documento com foto sempre que for realizar uma compra ou participar de algum evento, ela é válida como documento de identificação e é obrigatório que seja aceita nos estabelecimentos, por isso exija os seus direitos sempre que possível!

Vale lembrar que a ID Jovem foi criada para promover a inclusão social e a participação dos jovens na vida cultural, esportiva e de lazer. É uma forma de garantir que jovens de baixa renda tenham acesso a atividades que, muitas vezes, ficam restritas pela falta de recursos financeiros, por isso se você se encaixa nessas possibilidades, não perca tempo e solicite logo a sua! 

Últimos Artigos